Vivemos a era da terceirização, e é raro encontrar empresas que fazem tudo sozinhas, com todos os funcionários em tempo integral. Outsourcing é uma prática comum, seja por meio de subcontratações, de freelancers ou pelo auxílio de consultorias.
Antes relegada a áreas menos críticas do negócio, a terceirização é cada vez mais comum em partes fundamentais da operação, como a TI, por exemplo. A estratégia ajuda a economizar e a reduzir a incidência de erros, o que não significa que não é preciso tomar alguns cuidados para terceirizar o setor de TI.
Confira, neste post, os 5 erros mais comuns da terceirização e como sua empresa pode fugir deles!
1. Acreditar que gerentes não são mais necessários
A terceirização não exclui a necessidade de contar com apoio interno, capaz de fazer a ponte entre a sua empresa e o parceiro. Embora as demandas sejam atendidas externamente, elas precisam ser orientadas e avaliadas de forma constante. Um gerente de projetos administra o relacionamento com o prestador de serviços, garante o cumprimento dos prazos e se certifica que as tarefas estão sendo cumpridas de acordo com as expectativas.
Para evitar problemas na área, comece os trabalhos com uma reunião de alinhamento. Certifique-se que as equipes estão no mesmo passo, defina cronogramas e estabeleça um fluxo de trabalho funcional para ambas as partes.
2. Não estabelecer boa comunicação com seus fornecedores
Embora essa reunião inicial seja inevitável, a comunicação deve ir além. Consultorias e empresas devem trabalhar juntas, estabelecendo diálogo contínuo para garantir a eficiência do processo de terceirização. Objetivos de negócios mudam e evoluem com o tempo, e evidenciar essas mudanças conforme acontecem é um dos principais cuidados para terceirizar com sucesso o setor de TI.
Não confie exclusivamente na troca de mensagens com o fornecedor. Algumas falhas e alguns tópicos são complexos demais para se discutir a distância, e conversas por telefone, por vídeo ou mesmo reuniões presenciais se mostram mais eficazes.
3. Buscar, em um único parceiro, múltiplas habilidades
Aqui temos um dos maiores desafios da terceirização: é possível trabalhar com um fornecedor único, capaz de absorver uma maior carga de trabalho, ou é importante variar? A resposta é diferente para cada empresa. Os pequenos e médios negócios podem encontrar, em um só parceiro, as habilidades necessárias para lidar com todos os seus desafios de TI, mas isso não os impede de diversificar.
É preciso lembrar que, embora não seja necessário contratar todos os serviços de um único provedor, essa opção complica menos a gestão, oferece vantagens na relação custo-benefício e pode ser melhor para quem está começando a terceirizar.
4. Terceirizar o cerne do negócio
Não é porque sua empresa pode fazer o outsourcing de um processo que deve-se optar por isso. Algumas atividades dizem respeito ao foco do negócio, e sempre que possível, devem ser executadas internamente. Identifique áreas críticas do negócio e contrate auxílio naquelas em que não faz sentido manter um profissional de dedicação exclusiva.
Para melhores resultados, segmente a terceirização em etapas e vá avançando conforme se sentir seguro.
5. Contratar a empresa errada
A grande vantagem do outsourcing é pagar um preço menor por serviços de alta complexidade. Isso não significa fechar com o parceiro mais barato. Contratar a empresa errada pode transformar a solução em pesadelo.
Certifique-se da capacidade dos profissionais e compare suas credenciais às demandas da organização. Busque parceiros que detenham boas recomendações de clientes e garantias de desempenho como as seguintes certificações: Microsoft Certified Professional, VMware, CCNP e CCNA.
Um conselho importante é não se apressar na decisão. Outsourcing precisa ser abordado como qualquer outra decisão de negócios: cautelosamente, avaliando as credenciais dos parceiros e sem deixar seus instintos de lado.
Outsourcing continuará a ser uma tendência nos próximos anos, e tomar alguns cuidados para terceirizar o setor de TI vai evitar dores de cabeça no futuro. Ainda tem dúvidas a respeito do processo? Então entre em contato conosco!